Novo site do AntiCast!

Em 2011, Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara começaram o AntiCast com a proposta de ser um podcast que buscava falar sobre design, comunicação e cultura, sempre com enfoque crítico e diferenciado do que existia na internet brasileira, além de apostar numa mídia ainda pouco explorada por aqui: o podcast.

Em 2013, fomos convidados para integrar o site B9 (na época Brainstorm9), sendo o segundo podcast da casa, ao lado do Braincast, que desde então já era um dos maiores podcasts do Brasil.

 

E de lá pra cá, o AntiCast cresceu e mudou.

 

Começamos a explorar outros assuntos, aumentamos o time de convidados, e começamos a expandir para outros programas.

O primeiro foi o Não Obstante, podcast de filosofia do Marcos Beccari. Em seguida, o Ivan estreou dois novos podcasts dele: o Três Páginas, com a proposta de fazer análises literárias de textos enviados pelos ouvintes, e o Projeto Humanos, podcast de formato storytelling, inspirado em programas dos EUA como This American Life, Serial e Radiolab.

Não demorou muito para o Rafael Ancara montar seu próprio podcast, o Visual+Mente, cuja proposta é um retorno às origens do AntiCast, trazendo discussões focadas no universo do design.

E no meio de tudo isso, sempre contamos com a parceria do É Pau É Pedra, podcast realizado pelos nossos patrões, que é toda uma rede de programas em si mesmo.

Paralelo a todo esse crescimento, o B9 também aumentou seu time, introduzindo uma série de podcasts que agregaram muito a qualidade editorial do site.

E tendo em vista as expansões que ambos universos tomaram, chegou a hora do AntiCast ter sua casa própria. Um local onde todos os podcasts ficassem juntos, fortalecendo a proposta de rede de programas que queremos desenvolver, sempre trazendo pensamento crítico e diferenciado em formato de áudio.

 

Obrigado, B9!

 

Foi um aprendizado único, uma honra ser o primeiro podcast além do Braincast, ao mesmo tempo em que crescemos demais – não apenas em números, mas como produtores. Sendo assim, obrigado Saulo (que nos fez o convite – gratidão eterna!), Merigo, Ju, Cris, Cris Dias, Maron, Yassuda, Hygino, enfim, todos com que já trocamos ideias durante nossa estadia lá (e aquela ocasional participação especial!). Não há palavras suficientes para demonstrar nosso carinho pelo B9. Obrigado mesmo, de coração.

Agora, é a vez de darmos a cara a tapa e tentarmos vida independente. Obviamente, não estaremos sozinhos. Além dos podcasts já citados, é um prazer anunciar os mais novos integrantes: o Salvo Melhor Juízo, fantástico podcast sobre Direito do nosso querido amigo Thiago Hansen, e o Feito Por Elas, podcast vencedor do concurso “Seja o Próximo podcast do AntiCast”, comandado por Angélica Hellish e Isabel Wittmann, cuja proposta não poderia ser mais necessária para os dias atuais – mulheres discutindo cinema produzido por outras mulheres.

Se você já ouvia esses programas e assina seus feeds, fique tranquilo: eles não serão modificados (talvez o Feito por Elas, pois vamos migrar os programas para o Soundcloud. Mas a gente avisa!).

Os episódios antigos de todos os podcasts serão postados retroativamente aos poucos. Se você quiser ouvi-los agora, pode conferir as páginas de Soundcloud de cada um dos podcasts, ou mesmo pelo feed no aplicativo de podcasts predileto do seu celular.

 

O AntiCast agora não é apenas um programa isolado. É uma rede.

E que programas históricos venham por aí!