Quem Somos

O AntiCast é um podcast criado em 2011 por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara. No seu início, era um programa dedicado a falar sobre design, comunicação e cultura. Hoje, é uma rede de podcasts com os mais variados temas.

 

AntiCast300-01 Comandado por Ivan Mizanzuk, o AntiCast fala sobre o que achar mais interessante, sempre prezando por uma visão crítica e questionadora. Política, arte, história e cultura digital são os temas mais explorados.

Facebook // Twitter // YouTube

contato@anticast.com.br

 

Captura de Tela 2016-07-26 às 02.53.55Ivan Mizanzuk é formado em Design, mestre em Ciências da Religião e doutor em Tecnologia. Como professor universitário, atua lecionando em cursos de design, arquitetura e jornalismo. É também escritor e lançou dois livros: foi coautor de “Existe Design?” (2013 – 2AB) e autor do romance de terror “Até o Fim da Queda” (2014 – Draco).

Twitter

 

___________________

 

Não Obstante

downloadApresentado por Marcos Beccari e Daniel B. Portugal, o Não Obstante propõe-se a refletir sobre os mais diversos temas sob um prisma filosófico. Publicado também no site Filosofia do Design, o podcast preza pelas filosofias da imanência e procura trazer convidados com reconhecimento acadêmico.

Filosofia do Design

contato@naoobstante.com

 

beccari_PPGMarcos Beccari é doutor em Educação pela USP, designer gráfico e Mestre em Design pela UFPR. Atua como professor do PPG-Design da UFPR e como aquarelista. É autor do livro “Articulações Simbólicas” (2ab, 2016), co-autor do livro “Existe design?” (2ab, 2013), co-coordenador do site Filosofia do Design e colunista fixo da revista abcDesign. Ancorado à filosofia trágica (Nietzsche, Rosset), dedica-se a estudar estética e visualidades.

Twitter // contato@marcosbeccari.com

 


Portugal_faceDaniel B. Portugal é doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP e Designer Gráfico pela UFRJ. Professor da ESDI/UERJ, é co-coordenador do site Filosofia do Design e foi co-autor do livro “Existe design?” (2ab, 2013). Influenciado principalmente pela filosofia de Nietzsche, dedica-se à investigação dos valores morais por meio da análise de produções teóricas, estéticas e midiáticas.

dp@formaelementar.com

 

___________________

 

Visual+Mente

viusalRafael Ancara resgata as origens do AntiCast, trazendo discussões sobre o mundo do design, tanto no âmbito acadêmico quanto mercadológico.

Facebook // Twitter

contato@visualmente.com.br

 

 

 

rafaelRafael “Ancara” é Designer Gráfico e Professor do curso de Design da Universidade Positivo. Doutorando em Design pela UFPR. Tem pesquisado a compreensão de infográficos pelo viés do Design da Informação. É um dos fundadores do podcast sobre design AntiCast e atualmente também é host do podcast Visual+mente.

Pensar Infográfico

Twitter

___________________

 

Projeto Humanos

humIdealizado e apresentado por Ivan Mizanzuk, este podcast se utiliza de técnicas de storytelling para uma maior imersão em histórias reais, contadas por pessoas reais. Na sua primeira temporada, As Filhas da Guerra, apresentou a história de Lili Jaffe, ex-prisioneira do campo de concentração de Auschwitz, durante a II Guerra Mundial. Na segunda temporada, O Coração do Mundo, dedicou-se a contar histórias de brasileiros que tiveram suas vidas marcadas pelos recentes conflitos do Oriente Médio, além de relatos de refugiados sírios. Entre temporadas, lançou programas especiais de crônicas com colaboradores.

contato@projetohumanos.com.br

 

 

___________________

 

Salvo Melhor Juízo

sO Salvo Melhor Juízo é um projeto realizado entre amigos. Seu objetivo principal é tentar demonstrar que é possível levar um papo sobre direito sem cair em formalismos, vocabulários técnicos inacessíveis ou na mais pura chatice. Para tanto, o SMJ busca trazer para sua bancada pessoas gabaritadas no mundo jurídico mas que não aceitam o teatro do paletó-e-gravata, falando de maneira franca e respeitosa sobre os assuntos mais relevantes.

Facebook // Twitter // Instagram

contatosalvomelhorjuizo@gmail.com

12898314_10205968607037301_6797352776413104286_oThiago Hansen é professor e pesquisador de História do Direito, ouvinte diário de podcasts desde 2009, resolveu iniciar esse projeto como forma de acalmar a paradoxal convivência entre melancolia e ansiedade que só a  pós-graduação consegue trazer.

Twitter

 

tumblr_inline_o2k3cqMhnt1rh0kec_500Carolina de Quadros é advogada especialista em direito do trabalho, nas horas vagas (como se elas existissem mesmo…) é dona da voz mais bonita do podcast.

 

 

tumblr_inline_o2k3kxiAjm1rh0kec_500Gustavo Fadini é o dono da maior acidez da bancada e detentor de múltiplas personalidades conflitantes, o servidor público do Tribunal de Justiça do Paraná definitivamente veio para polemizar.

Twitter

 

 

 

___________________

 

Três Páginas

tr Apresentado por Fábio Fernandes e Clara Madrigano, é um podcast de discussão e análise literária de textos enviados pelos ouvintes que desejam começar a escrever. Todo programa, a primeira página de textos de três ouvintes selecionados são lidos. Envie o seu também e aguarde sua vez!

contato@trespaginas.com.br

 

IMG_20160715_165755Fábio Fernandes nasceu no Rio de Janeiro em 1966, mas vive em São Paulo, onde trabalha como professor universitário e tradutor. Em português, escreveu dezenas de contos para antologias e publicou a coletânea de contos Interface com o Vampiro e o romance Os Dias da Peste. Escreve em inglês desde 2009, e publicou em várias antologias nos EUA, entre as quais Steampunk Reloaded, Stories for Chip, POC Destroy Science Fiction. Estudou na conceituada oficina literária Clarion West, tendo como instrutores Samuel Delany e Neil Gaiman. É slush reader da revista Clarkesworld.

Twitter

 

Screen Shot 2015-11-25 at 12.58.47 AM

Clara Madrigano é escritora, tradutora e dona da editora de ficção especulativa Dame Blanche. Está sempre interessada em literatura com representatividade e em protagonistas femininas que desafiem o papel da cool girl.

Twitter

 

___________________

 

É Pau É Pedra

cover340x340Os patrões e patroas do AntiCast são aqueles que fazem tudo acontecer através de suas doações mensais. É graças a eles e elas que podemos produzir tanto conteúdo. Sendo assim, nada mais justo que eles também tenham suas vozes ouvidas. O EPEP é um podcast colaborativo deles, organizado principalmente a partir da Cracóvia do AntiCast (nosso grupo fechado para Patrões e Patroas no Facebook), tratando dos mais variados temas e com seus spin-offs próprios, tais como: Trans Missão (temática LGBT); Lado (B)lack (cultura negra); Refil Filmes (Cinema); É Pau! É Guerra! (Game of Thrones); Dó-Ré-Mi (Música/Rock); Safe Zone (Games); Torresmos & Tremoços (vida de boteco); Ser Humano Pior Tipo Djent (Música); Balão de Fala (Quadrinhos), e mais um monte!

Facebook // Twitter

epep.oficial@gmail.com

___________________

 

Feito por Elas

Feito Por Elas1Comandado por Angélica Hellish e Isabel Wittmann, o Feito por Elas veio para valorizar e discutir as obras de cineastas mulheres cujos fantásticos trabalhos são tantas vezes ignorados pelo público em geral.

Facebook // Twitter // Instagram

cinemafeitoporelas@gmail.com

 

unnamedAngélica Hellish tem 45 anos, é guarujaense e trabalha com T.I.. Ativista LGBT+ e feminista, é cinéfila e produtora do Masmorra, um blog e podcast sobre cinema alternativo.

Masmorra // Twitter

 

 

IsabelIsabel Wittmann é formada em Arquitetura e Urbanismo e mestranda em Antropologia Social. Feminista, pesquisadora em gênero e sexualidade, trabalha com crítica de cinema no Estante da Sala e escreve a coluna Vestindo o Filme e é podcaster no Cinema em Cena.

Estante da Sala // Cinema em Cena // Twitter