SMJ #57 – Mulheres na História do Direito

A trajetória das mulheres ao longo dos últimos dois séculos no Brasil foi marcada por diferentes categorias e institutos jurídicos. Noções como capacidade relativa, honra e dever conjugal foram usadas para manter a mulher em posição inferior, limitada em sua esfera de liberdade. Por outro lado, para subverter essa ordem, essas e outras categorias foram superadas ou ressignificadas.

As mulheres fizeram uso de diferentes estratégias, dentro e fora dos tribunais, para conquistar mais espaço na esfera pública. Basta observar a crescente presença feminina desde o século XIX nas relações comerciais, no mundo do trabalho, no esforço de guerra e na vida política e eleitoral do país. Mais do que elementos passivos dessa história, várias personagens foram protagonistas no processo de conquista de direitos.

Considerando que o tema das mulheres e a temática de gênero revelam relações de poder em uma sociedade e que, portanto, são fundamentais para compreender a história do direito no Brasil, o Salvo Melhor Juízo dessa semana trouxe para sua bancada um trio de historiadoras do direito especialistas no tema: Laila Maia Galvão*, Mariana Armond Dias Paes** e Sueann Caulfield***.

Ouça já!

=========
Indicado no programa:
Livros e textos:
Cotidiano e Poder – Maria Odila da Silva
Em defesa da honra – Sueann Caulfield
Gender and Sexuality in Brazil – Sueann Caulfield – bit.ly/2zhcWM4
Resistência Feminina no Brasil oitocentista – Isabela Amaral
Voto feminino e feminismo – Diva Nolf Nazário
Educadores do Brasil, coletânea do MEC – bit.ly/2ifjHDl
Do Cabaré ao Lar – Margareth Rago
Twitter e redes de pesquisa:
@WomenHistLaw
Cientistas Feministas – www.cientistasfeministas.com.br
Podcast:
Ponto G
=========
Comentários, sugestões, críticas: [email protected]
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br
Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo
=========
Publicidade:
– YouDO buscando entregar uma maneira melhor e mais barata de trabalho para profissionais lançará o YouDO Coworking em janeiro de 2018.
– Um espaço onde você terá TUDO, sala de reunião, mesa de trabalho, recepcionista, espaço gourmet, segurança tudo a partir de R$850.
– Os serviços serão sob demanda, uma inovação seguindo o mercado internacional.
– Para parceria com ouvintes do Salvo Melhor Juízo irão dar 1 mês grátis pros 15 primeiros que se inscreverem na página youdo.net.br/salvomelhorjuizo
========

*Laila Maia Galvão é professora de direito no Instituto Federal do Paraná. Mestra em Direito pela UFSC e doutora em Direito pela UnB, pesquisa História do Direito no Brasil republicano.
**Mariana Armond Dias Paes é doutoranda em Direito pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto Max Planck para História do Direito Europeu em Frankfurt. Pesquisa atualmente história da propriedade no século XIX.
***Sueann Caulfield é professora de História na Universidade de Michigan (EUA). Pesquisa história do gênero e do cotidiano no Brasil. Autora do livro “Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro, 1918-1940”.