AntiCast 298 – Mulheres Podcasters

Neste programa especial, as podcasters Ira Croft (Ponto G; Mundo Freak), Priscila Armani (O Que Assistir), Bárbara Nickel (Coisas Que a Gente Cria; Talvez seja isso), Sally Mustang (TPMcast; Dose de Chocolate) e Isabel Wittmann (Feito por Elas) falam sobre a produção de conteúdos para podcasts. Qual o objetivo do podcast, dicas sobre técnicas de produção, áudio ou vídeo. Esses e outros questionamentos sobre como fazer podcasts e como outras mulheres podem começar a produzir o seu.
Compartilhe este programa, e outros programas com mulheres, com a hashtag #mulherespodcasters e ajude a divulgar o trabalho feito por mulheres na mídia podcast.

>> 0h02min00seg Pauta principal

Links
Envie seu áudio e divulgue o seu podcast dentro do programa Ponto G. Entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Clube da Luluzinha podcastal – Grupo no Telegram mencionado no programa.
Se você, mulher, produz podcast, participa como apresentadora, pauteira ou quer começar o seu programa, este grupo é para você! Permitido somente para mulheres.

Programas Citados para Ouvir e Acompanhar

Monalisa de Pijamas, pioneiras como produtoras de podcast, o programa durou de 2008 a 2015. Sua produtora Raquel Gompy, além de conduzir e produzir o programa, apresentou palestras e debates sobre a mídia na Campus Party Brasil. O programa continua disponível na web para quem quiser ouvir.
Twitter
Site

PodProcura – perfil no Twitter criado e administrado pela Thata Finotto para envolvimento da mídia. O perfil @podprocura indica programas e produtores de conteúdos para se encontrarem.
Twitter

Projeto O Podcast É Delas – ação da Domenica Mendes para incentivar mulheres como podcasters nos programas feitos por homens.
Twitter
Site

Angélica Hellish – veterana na podosfera, comanda o MasmorraCast, um programa sobre cinema alternativo, há oito anos. Ela também é co-criadora e co-host do Feito por Elas e tem mais um podcast sobre Outlander, chamado Sassenachs Brasil Podcast. Nossa inspiração <3 Twitter

Baseados em Fatos Surreais, um podcast novo desenvolvido pela Marcela Ponce Leon, no formato de narrativa de fatos, programa apresenta com muito bom humor histórias vividas por mulheres.
Twitter
Programas

É Pau é Pedra – podcast das patroas e patrões do AntiCast, que contam com diversas mulheres da comunidade
Twitter
Programas

Apenã – Ana Rosa de Lima entrevista empreendedores sociais e outras pessoas que estão transformando o mundo.
Twitter
Site

As Mathildas – podcast sobre cinema, apresentado por Grecia e Iole (mas são de São Paulo)
Site

Cinematório Café: co-criado e co-apresentado pela Raquel Gomes, é um podcast sobre cinema e também tem episódios menores, chamados de expresso, sobre seriados.
Twitter
Site

Mamilos – Podcast que discute temas de atualidade. As meninas se descrevem como “jornalismo feito com empatia”.
Twitter
Site

GNH Podcast – um podcast sobre maternidade, gravado e produzido pela Daiana Almeida.
Twitter
Site

PodProgramar – podcast sobre desenvolvimento e programação (uma é de Minas Gerais e a outra em Santa Catarina)
Twitter
Site

TricoTech – Um podcast sobre tudo o que as mulheres curtem: vida digital, inteligência artificial, futurologia, robótica, genética e, é claro, games. Recém começou. Tem apenas três episódios no ar.
Twitter
Site

Chá com Rapadura – Cinco cearenses que moram no Reino Unido e contam histórias do seu cotidiano, além de fazerem entrevistas. Engraçado, programa de curiosidades.
Twitter
Site

Podcasteros – podcast sobre Game of Thrones hosteado pela Ana Carol, do site Game of Thrones BR
Twitter
Site

As Dibradoras – um podcast feito por mulheres sobre esportes.
Twitter
Site

Alias – um podcast de entretenimento que está começando agora, gravado por meninas de algumas regiões do país, inclusive de São Paulo.
Twitter
Site

Perdidos na Estante – Podcast de literatura da Domenica Mendes
Site

PodNBAdasminas podcast sobre basquete com mulheres que curtem e jogam basquete
Twitter
Programas

Falo & Falo – Podcast sobre feminismo, feito por feministas. Disponível só no site e no SoundCloud da Casa de Mãe Joanna.
Soundcloud

Sobre as Participantes

Ira Croft, paulista, publicitária e criadora dos podcasts Ponto G e Mundo Freak
Twitter
Ponto G
Mundo Freak

Priscila Armani, jornalista, mineira e criadora do podcast O Que Assistir
Twitter
O Que Assistir

Bárbara Nickel, gaúcha, jornalista e produtora dos podcasts: Coisas Que a Gente Cria, no formato de entrevistas com mulheres que transformam o mundo com as suas ações, e o Talvez Seja Isso, que debate cada capítulo do livro “Mulheres que Correm com os Lobos”
Twitter
Coisas Que a Gente Cria
Talvez Seja Isso

Sally Mustang, paraense, técnica em eletromecânica, co-produtora e co-host do TPMcast e produtora do Dose de Chocolate, ambos com debates entre homens e mulheres
Twitter
TPMcast e Dose de Chocolate

Isabel Wittmann, catarinense, antropóloga, crítica de cinema, e co-host e co-criadora do Feito por Elas.
Twitter
Feito por Elas

Imagem da capa: Anna Sale, host do podcast Death, Sex & Money.
Fonte da Imagem Original.