SMJ #48 – História do Proibicionismo

Neste episódio analisamos e discutimos a longa história das políticas de proibição de comércio de algumas substâncias por parte de agentes estatais, o chamado “Proibicionismo”. Ainda que se tenha como exemplo mais presente no imaginário social a famosa Lei Seca dos Estados Unidos, essa história é muito longa e retoma o processo de circulação de mercadorias durante as grandes navegações dos século XV e XVI.

Originando guerras (como as do Ópio ou às Drogas), conflitos geopolíticos e corridas científicas, o proibicionismo não é apenas uma política acessória na vida social do mundo moderno. Ele é um reflexo preciso de nossa estrutura social, nossos preconceitos e má compreensões.

Para entender a história e o presente do Proibicionismo no Brasil e no mundo, o SMJ trouxe pra sua bancada três professores especialistas nesse tema: Felipe Motta*, Flavio Bortolozzi Jr** e Vitor Dieter***.

Ouça já!

=========
Indicado no programa:
Livros:
O direito penal da guerra às drogas – Luis Carlos Valois
Narcotic Culture – Frank Dikotter, Lars Laamann, Xun Zhou
As portas da percepção – Aldous Huxley
A cara oculta da droga – Rosa Del Olmo
A sociopolítica da droga – Rosa Del Olmo
Historia General de las Drogas – Antonio Escohotado
Filmes e Documentários
13 Emenda (2016)
Grass (2000)
Reefer Madness (1936)
Super High Me (2008)
O sangrador e o doutor – www.youtube.com/watch?v=P7GYjFbYXdk
=========
Comentários, sugestões, críticas: [email protected]
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br

*Felipe Motta é advogado e professor, mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Paraná, com período de pesquisa em doutorado-sanduíche na Universidade de Hamburgo.
**Flavio Bortolozzi é advogado e professor, mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pesquisa criminologia e sociologia Jurídica e é coordenador do grupo de pesquisa Violência, Crime e sociedade da ABRASD (Associação Brasileira de Pesquisa em Sociologia do Direito).
***Vitor Dieter é advogado criminalista e criminólogo. Mestre e doutorando em Direito na União Europeia, estuda crime organizado e sistema penitenciário.