SMJ #47 – Estado Laico

SMJ #47 – Estado Laico

Um dos temas que mais desperta paixões é a discussão sobre a laicidade do Estado Nacional no Brasil e no mundo. Hoje Igreja e Estado são compreendidos como esferas bastante diferentes e delimitadas, contudo, nem sempre foi assim. A longa história da separação entre o político e o religioso, tal como entre o jurídico e o religioso e político, é objeto de discussão neste programa.

Ainda, compreender os dilemas do Estado Laico na contemporaneidade requer que se tenha em mente vários debates que aparentemente não estão conectados a esta questão, tais como democracia e deliberação.

Para entender a história e o presente do Estado Laico no Brasil e no mundo, o SMJ trouxe pra sua bancada três professores de história do direito com interesses nessa discussão: Fernando Nagib*, Michael Dionísio de Souza** e Walter Guandalini Jr***.

Ouça já!

=========
Indicado no programa:
Livros:
Secularização e Poder – Giacomo Marramao
Governo de Si e dos Outros – Michel Foucault
Uma história da justiça – Paolo Prodi
Through the eye of a needle – Peter Brown
Filmes:
O doador e memórias (2014)
A bruxa (2015)
Capitão Fantástico (2016)
O vento será sua herança (1960)
=========
Comentários, sugestões, críticas: contatosalvomelhorjuizo@gmail.com
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br

*Fernando Nagib é professor de história do direito na UFPR. Mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

**Michael Dionísio de Souza
é advogado e professor. Mestre em História do Direito, pesquisa a história das relações entre Igreja e pensamento jurídico no Brasil.

***Walter Guandalini Jr. é professor de história do direito e direito romano na Universidade Federal do Paraná. Mestre e doutor em Direito pela UFPR com pesquisa de doutoramento sanduíche na Universitá degli studi di Firenze.