SMJ #43 – Liberdade de Imprensa

Em um período de pós-verdade, “Fake News” e uma proliferação incontrolável de desinformação pelas redes sociais, se torna cada dia mais importante discutir o papel do jornalismo feito com qualidade, seriedade e respeitando procedimentos rigorosos de apuração.

Acontece que o cenário político internacional – e também o nacional – vem apostando na desinformação como tática de desqualificar o jornalismo tradicional e assim se blindar de críticas e análises que podem ser desconcertantes. Somado a isso, o jornalismo investigativo – ferramenta fundamental para a democracia – vem passando por uma crise de financiamento e, especialmente, por uma série de medidas judiciais que acabam na prática instaurando uma espécie de censura velada.

Para melhor entender esse contexto, o Salvo Melhor Juízo contou com a presença de dois advogados especialistas em liberdade de imprensa e de um jornalista: Amanda Perli*, João Capelotti** e Rogério Galindo***.

Ouça já!

=========
Indicado no programa:
Filmes:
Spotlight (2015)
Conspiração e Poder (2015)
Julgamentos:
ADPF 130
RESP 984803
Livros:
Censores em ação – Robert Darnton
A ditadura escancarada – Elio Gaspari
A ditadura derrotada – Elio Gaspari
Blog:
Caixa Zero –
=========
Comentários, sugestões, críticas: [email protected]
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br

*Amanda Perli é advogada especialista em liberdade de imprensa e liberdade de informação.

*João Capelotti é advogado especialista em liberdade de imprensa e liberdade de informação. Mestre e doutor em direito civil pela Universidade Federal do Paraná.

*Rogério Galindo é repórter e colunista da Gazeta do Povo. Escreve diariamente no Blog Caixa Zero. É mestre em filosofia pela UFPR.