SMJ #22 – Modelos de Democracia

O que é democracia? Eis aí um termo que tem uma longuíssima história e uma multiplicidade de conceituações. Com a recente crise política brasileira retomar os debates sobre a definição jurídica de democracia se torna fundamental para que as instituições nacionais saiam desse conflito de forma fortalecida e com nenhum direito a menos para os cidadãos.

Nascida entre os gregos, a democracia hoje é muito diversa e seus referenciais muito amplos. As mais influentes formas de se pensar critérios democráticos hoje se pautam no entorno dos chamados modelos deliberativo e agonista, o primeiro hodiernamente inspirado em Jurgen Habermas e o segundo na reflexão de Chantal Mouffe.

Para compreender as peculiaridades desses modelos e ver suas amplitudes e limites, o Salvo Melhor Juízo desta semana foi até Jacarezinho/PR conversar com três convidados especiais: Fernando de Brito Alves*, Jairo Néia Lima** e Marcos César Botelho***.

Confira!
=========
Indicado no programa:
Livros e artigos:
“Constituição e participação popular” – Fernando de Brito Alves
“Democracia à portuguesa” – Fernando de Brito Alves
“Magna Carta: 800 anos de influência no constitucionalismo e nos direitos fundamentais” – Jairo Neia Lima (org.)
“A legitimidade da jurisdição constitucional no pensamento de Jurgen Habermas” – Marcos César Botelho.
“Poucos, muitos, todos: lições de história da democracia” – Pietro Costa.
“Devolver a Constituição ao Povo: crítica a supremacia judicial e diálogos interinstitucionais” – Miguel Godoy.
=========
Comentários, sugestões, críticas: [email protected]
Twitter: @SMJPodcast
Facebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/
Instagram: @salvomelhorjuizo
Assine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizo
Compartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!
Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br

 

*Fernando de Brito Alves é Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre, doutor e pós-doutor em Direito, realiza suas pesquisas na área de Direito e Democracia.
**Jairo Neia Lima é servidor da Justiça Federal, mestre pela UENP e doutorando em Direito pela USP. Pesquisa Direito Constitucional com enfoque em Judicial Review e Conflitos democráticos.
***Marcos César Botelho é advogado da união e professor da graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre e doutor em Direito, pesquisa o impacto do pensamento de Jurgen Habermas no Direito.