AntiCast Urgente #06 – Atentados em Paris, ISIS e Islã

No noite de 13 de Novembro de 2015, a cidade de Paris foi alvo de um ataque terrorista coordenado pelo auto-intitulado Estado Islâmico, o ISIS (ou Daesh). Os ataques ocorreram em vários pontos da capital francesa e consistiu em 3 homens-bombas no Stade de France, durante uma partida entre as seleções de futebol da França e Alemanha, mais outros quatro ataques desse tipo em outras localidades, além de tiroteios em massa num show de metal.
Os números de vítimas foram: 129 mortos e 350 feridos, sendo que 80 estavam em estado grave.
Esses ataques, que foram um dos mais violentos na história do terrorismo contemporâneo, acirraram ainda mais os debates sobre xenofobia e islamofobia, especialmente direcionados aos refugiados que estão indo para a Europa, saídos da Síria.
Por conta de uma série de debates que passamos no Facebook, especialmente no que tange as questões da origem do Estado Islâmico, suas formas de atuação, suas questões políticas e formas de financiamento, e, principalmente, por conta das possíveis confusões e julgamentos de valor que podem relacionar qualquer muçulmano a mentalidades terroristas, Ivan Mizanzuk conversou via Hangout com o historiador Filipe Figueiredo, do site Xadrez Verbal, e os teólogos Alexandre Milhoranza e Alexander Stahlhoefer, do site BiboTalk.
A conversa foi gravada dois dias após os ataques de Paris, no domingo, dia 15 de Novembro de 2015, e contou com uma audiência de cerca de 400 pessoas que acompanharam ao vivo pelo YouTube e mandavam perguntas via Twitter. Foram quase 3 horas de conversa em que buscamos explicar as várias motivações políticas que constituem o ISIS, tentando evidenciar que suas ações, apesar de serem justificadas pelo Wahabismo, uma vertente do pensamento islâmico, não constituem e tampouco representam a religião muçulmana.
O debate e análise sobre o ISIS deve se dar pelo campo político, não no religioso. É esta a nossa postura que permeará toda a conversa.
Aviso: não serão tolerados discursos xenofóbicos. Estejam avisados.

> 0h02min00seg – Pauta principal

Links
“O pensamento Vil e os Acontecimentos na França”, texto publicado no Xadrez Verbal

Bibotalk, podcast de Teologia

Link original do Hangout