História da Arte para Criativos [ONLINE 22-Abr-17]

[O curso será ministrado pela plataforma Zoom.US. Na ocasião, os alunos receberão instruções de como utilizar.]

A História da Arte é uma fonte inesgotável de exemplos acerca de soluções inovadoras para problemas técnicos e conceituais que os artistas enfrentaram, tanto no passado quanto nos dias de hoje.

Sendo assim, o objetivo deste workshop é passear por algumas obras que ajudam a entender como determinados personagens históricos resolveram complexas situações em variados campos artísticos. Para isso, nos aprofundaremos no processo criativo de obras oriundas das artes plásticas, literatura, música e história em quadrinhos. Esperamos, assim, aprender com os mestres.

As análises serão feitas com base em contextualização histórica, além de explicações acerca das técnicas e estéticas mais usuais na época em que os artistas estudados estavam (ou estão) produzindo. Abordaremos as possibilidades criativas de suas épocas, as técnicas disponíveis, os padrões, as inovações e, ao final da apresentação de cada obra, introduziremos exercícios de desafio conceitual, para que o participante possa experimentar parte da experiência criativa daquele artista para os dias de hoje.

Passearemos pelo tempo a partir do Renascimento até a cultura pop contemporânea, sempre em boa companhia. Os artistas que tomaremos como professores passam desde artistas visuais, como Hieronymus Bosch e Leonardo da Vinci, até escritores como Valêncio Xavier e a banda TOOL.

Seguindo uma proposta interdisciplinar, além do exercício de interpretação histórica, também utilizaremos conceitos básicos de análise da imagem, semiótica e filosofia – sempre com explicações didáticas e relevantes ao exemplo estudado no momento.

Ivan Mizanzuk, host do AntiCast e do Projeto Humanos, ministra esse curso online, no dia 22 de Abril (Sábado) de 2017.

Inscrições aqui.